Responda as questões abaixo da prova da sua série.

Envie somente por email ( danielcpacheco@yahoo.com.br ) até o dia 27 de setembro 

Não esqueça de indicar o nome completo e a turma no corpo do email

Não serão aceitos trabalhos enviados após o prazo.

Observação: a prova deve ser feita individualmente. Provas idênticas de mais de um aluno receberam nota 0 (zero).

 

Prova do primeiro ano

Valor da prova: 5 (cinco) pontos

1 (um) ponto por questão

 

1) Diferencie rochas ígneas de rochas sedimentares e rochas metamóficas. Explique resumidamente o ciclo das rochas. Dê exemplos de rochas de cada um dos três tipos.

2) Diferencie movimentos orogenéticos de epirogenéticos. Dê exemplos de paisagens formadas por cada um deles.

3)  Dentre os agentes modeladores do relevo terrestre, podemos afirmar que a ação humana é o principal agente exógeno. Justifique essa afirmativa e indique um exemplo prático de como a ação antrópica modifica o relevo terrestre.

4) Sobre a classificação do relevo brasileiro, aponte as principais diferenças entre as classificações de Aroldo de Azevedo, Aziz Ab’saber e Jurandir Ross.

5) Sobre a geologia brasileira, que fatores naturais podem explicar a abundância de ocorrência de recursos minerais, como ouro, ferro, cobre e petróleo? Justifique sua resposta com base na noção de estrutura geológica.

 

Prova do segundo ano

Valor da prova: 5 (cinco) pontos

1 (um) ponto por questão

 

Notícia 1

 Soja: Mercado em Chicago inicia semana com leves altas e atento ao clima no Brasil nesta 2ª feira

Os futuros da soja, nesta segunda-feira (18), dão início à semana atuando em campo positivo na Bolsa de Chicago. As cotações subiam entre 2,50 e 3 pontos nos principais vencimentos, com o novembro/17 sendo cotado a US$ 9,71 e o maio/18, referência para a safra brasileira, valendo US$ 9,98 por bushel.

Fonte: https://www.noticiasagricolas.com.br/noticias/soja/198939-soja-mercado-em-chicago-inicia-semana-com-leves-altas-e-atento-ao-clima-no-brasil-nesta-2-feira.html

Notícia 2

Confronto entre MST e polícia deixa mortos e feridos no sudoeste do PR

Um confronto entre integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST) e policiais militares ambientais em um acampamento em Quedas do Iguaçu, no sudoeste do Paraná, deixou ao menos duas pessoas mortas. De acordo com a Polícia Militar (PM), seis pessoas ficaram feridas. O confronto aconteceu nesta quinta-feira (7).

Fonte: http://g1.globo.com/pr/oeste-sudoeste/noticia/2016/04/confronto-entre-mst-e-policia-deixa-mortos-e-feridos-no-sudoeste-do-pr.html

1) Indique qual das duas notícias acima se refere, respectivamente, a Questão Agrícola e Questão Agrária. Justifique sua resposta.

Texto I

A nossa luta é pela democratização da propriedade da terra, cada vez mais concentrada em nosso país. Cerca de 1% de todos os proprietários controla 46% das terras. Fazemos pressão por meio da ocupação de latifúndios improdutivos e grandes propriedades, que não cumprem a função social, como determina a Constituição de 1988. Também ocupamos as fazendas que têm origem na grilagem de terras públicas.

Disponível em: http://www.mst.org.br. Acesso em: 25 ago. 2011 (adaptado).

Texto II

O pequeno proprietário rural é igual a um pequeno proprietário de loja: quanto menor o negócio mais difícil de manter, pois tem de ser produtivo e os encargos são difíceis de arcar. Sou a favor de propriedades produtivas e sustentáveis e que gerem empregos. Apoiar uma empresa produtiva que gere emprego é muito mais barato e gera muito mais do que apoiar a reforma agrária.

LESSA, C. Disponível em: http://www.observadorpolítico.org.br. Acesso em: 25 ago. 2011 (adaptado).

2) Os fragmentos acima contemplam opiniões opostas sobre a reforma agrária no Brasil. Quais são os principais argumentos utilizados por cada um dos lados? Qual a sua opinião sobre o assunto? Defenda o seu posicionamento.

3) Aponte as principais características da agricultura moderna, também chamada de agroindústria

4) O que foi a Revolução Verde? Em que época surgiu? Quais foram os seus impactos no Meio ambiente e na vida do pequeno produtor rural?

5) Você participou da apresentação do seminário na sua turma? Indique o tema do seu grupo e discorra resumidamente sobre o assunto. Em caso de resposta negativa, justifique sua ausência. Faça uma breve avaliação crítica sobre as apresentações que você assistiu e o que aprendeu com elas.

 

Anúncios