Prova no dia 30/11, quinta-feira

A matéria é Geografia da População. Estudem também pelo caderno e livro (capítulos 6 e 7). Bons estudos!

Clique nos links abaixo para acessar os textos de aprofundamento:

As teorias demográficas: Malthusiana, Neomalthusiana e Reformista

Pirâmide Etária Brasileira

“Fuga de cérebros” é maior na América Latina

Muro do México

Exercícios (clique nas imagens para ampliar)

1) (UERJ 2015) Observe, nas pirâmides etárias abaixo, a distribuição da população por sexo e por faixas de idades, apontando transformações na estrutura populacional do Brasil.


Considerando o período de 1980 a 2020, explique a mudança principal em relação à proporção de jovens e a mudança principal em relação à proporção de idosos na população brasileira.

Resposta:

Explicação quanto aos jovens:
A proporção de jovens no conjunto da população brasileira diminui no período considerado, em função da diminuição das taxas de natalidade e de fecundidade no país.
Explicação quanto aos idosos:
O percentual de idosos aumenta no mesmo período no país, devido à elevação da expectativa de vida entre os brasileiros.

2) (UERJ 2008) A análise de uma pirâmide etária permite identificar numerosas características socioeconômicas de uma população, o que pode contribuir para o direcionamento adequado das ações governamentais. Observe as pirâmides etárias do Brasil:

Identifique duas mudanças do perfil demográfico do país, no período considerado, indicando também uma política pública adequada a cada uma dessas mudanças.

Resposta:

Duas das mudanças e respectiva política pública:
• O estreitamento da base da pirâmide indica a redução do número de jovens./ Reduzir alguns tipos de investimentos em educação, como a expansão da rede de escolas para o Ensino Fundamental.
• O alargamento do corpo da pirâmide indica o aumento da população em idade ativa e o esperado aumento correspondente da PEA./ Gerar trabalho e renda.
• O alargamento do topo da pirâmide indica o aumento da população idosa./ Para essa mudança, pode ser indicada uma das seguintes políticas públicas:
– aumentar os investimentos no sistema público de saúde para capacitá-lo a absorver a maior demanda por esses serviços
– elevar a eficiência do sistema previdenciário em função do maior número de aposentados em relação ao de trabalhadores ativos
– desenvolver ações que aumentem o percentual de trabalhadores formais de modo a aumentar o número de contribuintes em relação ao de beneficiários
– implementar programas e planos de assistência social voltados para a terceira idade

Anúncios